No dia 20 de novembro se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, esta data serve para refletir sobre as questões referentes ao racismo no país e o que devemos fazer para acabar com esse mal que assola o país há séculos.

Por isso no dia de hoje trouxemos 5 obras, entre livros, séries e filmes, que ajudam a entender as relações raciais aqui no Brasil e no mundo, confira:

1. Little Fires Everywhere
A série conta a história de Mia Warren (Kerry Washington), artista e mãe solteira, que leva sua filha para morar no distrito de Shaker Heights, alugando a casa de hóspedes de Elena Richardson (Reese Witherspoon) que se mostra receosa pela profissão e o passado misterioso de Mia, a trama se desenrola com o desprezo da artista em relação as pessoas da comunidade e explora as relações raciais de uma mãe solteira negra morando em um bairro de classe média alta dos Estados Unidos.

A série é baseada em um best-seller da autora Celeste Ng e está disponível no Amazon Prime.

2. Atlanta (2016)
Earnest "Earn" Marks leva uma vida um pouco estranha, não tem onde morar, as vezees dorme com Vanessa que é a mãe de seu filho, mas eles não namoram, largou a prestigiada faculdade de Princeton e no meio disso tudo, decide virar empresário do seu primo Alfred "Paper Boi", um rapper em ascensão na cidade.

Com um pouco de surrealidade, a trama mostra a dureza de viver no gueto, com a excentricidade das pessoas, a violência inerente e a dualidade entre a vida dos negros e dos brancos na cidade.

A série deu o papel principal à Donald Glover, também conhecido como Childish Gambino no mundo do rap, está disponível na Netflix.

3. Infiltrado na Klan
Em 1978, o policial Ron Stallworth começa a se comunicar infiltrado com uma filial da Ku Klux Klan na cidade, a conversa vai evoluindo até o momento em que os membros da Klan insistem em que aconteça uma reunião presencial, o agente Ron então manda infiltrado seu colega branco, Flip Zimmerman, após alguns meses infiltrado eles conseguem impedir atos e crimes de ódio na cidade.

O filme é dirigido pelo lendário diretor Spike Lee e está disponível na Netflix.

4. O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986)
Até que ponto um homem tem que lutar para conseguir o que quer? Dorival, disposto a conseguir uma vitória pessoal na prisão desafia a tudo e a todos, é a história da luta de um homem contra uma sociedade injusta e desigual.

Este curta de 1986 é dirigido pelo premiado diretor gaúcho Jorge Furtado e está disponível no Youtube.

5. Cidade de Deus
Buscapé é um jovem negro e sensível que mora em uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. É graças a seu talento como fotógrafo que ele consegue escapar do destino que assolou tantos outros negros pobres das favelas do Rio de Janeiro, o crime.

O filme traz uma análise de como se formaram as favelas do Rio de Janeiro e como a violência sempre esteve presente no lado da cidade maravilhosa em que o estado nunca esteve presente.

O filme é considerado a obra-prima dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus está disponível no Globoplay.