Sua rotina de estudos teve que se adaptar à nova realidade do ensino remoto? Sem problemas! 

Apesar de parecer desafiador, ao seguir à risca pequenos hábitos diários, sua rotina logo fluirá como nunca antes.

A grande verdade é que o ensino à distância demanda de boa parte, senão toda, a sua organização e esforço. Afinal, estar em casa pode ser um fator de distração para mentes que possuem dificuldade em focar. É preciso estar atento e, para isso, preparamos 5 dicas para auxiliar você nessa empreitada. Confira:

1) Crie uma lista de prioridades e defina metas diárias sobre ela

Ou seja, liste todos os conteúdos que você precisa estudar, pode ser através de tópicos mesmo. Inicie pelo mais urgente ou, o que você julga mais dificultoso de absorver e a partir do seu ritmo de estudo, crie metas diárias de conteúdos, leituras e exercícios que podem ser resolvidos durante este período.

Ter controle sobre isso ajudará você a organizar os conteúdos de acordo com o tempo até a data da prova ou exame.

2) Tenha um local apropriado para estudar 

Este é o ponto chave para sua concentração e organização. Escolher um espaço na sua casa para se locomover na hora de estudar é de extrema importância para que seu cérebro identifique o momento de absorção. 

Procure por um lugar tranquilo, claro, arejado e onde sua coluna fique confortavelmente acomodada. Esteja sentado e debruçado sobre uma superfície lisa, como uma mesa ou escrivaninha. Se quiser saber mais, confira 4 dicas para organizar a rotina de estudos em casa.

3) Crie sistemas pessoais de motivação

Não estamos falando sobre espalhar post-its pela casa com frases motivacionais ou fórmulas matemáticas, mas se quiser, pode. A questão é mesclar conteúdos mais fáceis com mais difíceis, leituras mais longas com mais curtas, teoria com prática, entre outras alternativas. O importante é usar a criatividade ao seu favor.

Atividades de descanso podem ser usadas como recompensa, ou seja, você pode assistir sua série preferida depois que revisar tal conteúdo. 

4) Esteja preparado para as possíveis distrações

Se fora de casa já é muito fácil se distrair, imagina dentro dela. Esteja ciente de que você vai precisar de muita disciplina para não se deixar levar pelas notificações do celular, pelo barulho da rua ou até mesmo pelo jeito fofo que seu pet está dormindo. Preveja tudo que poderá desfocar sua atenção e crie mecanismos de “defesa”.

Com o tempo, você se acostuma a estar sempre focado e será mais desafiador chamar sua atenção.

5) Use e abuse dos plantões coletivos e aulas extras

Por fim, mas nunca menos importante, faça bom uso dos momentos de troca coletiva, mesmo que esteja acontecendo tudo de forma online, ouvir o ponto de vista de outro colega pode ser exatamente o que você precisava para compreender melhor alguns conteúdos.

O ensino à distância pode ser tão eficaz quanto o presencial, umas das diferenças é que ele demanda um pouco mais da sua disciplina, estudante. E claro, isso é só um detalhe!