O momento de escolher a profissão é uma fase em que você precisa colocar na balança o que você quer para sua vida e o que você quer para sua carreira profissional.
E, convenhamos, não é nada fácil pesar cada fator e acertar de primeira na escolha, já que não basta só saber o curso da faculdade que você deseja fazer.
É sua vida profissional que está em jogo, então é necessário ter confiança e determinação para não se frustrar nem perder tempo escolhendo a opção errada.
Para que você seja o mais certeiro possível, algumas atitudes podem ajudar você a tomar uma decisão que ajude a dar os primeiros passos em direção a carreira dos sonhos.
Fique ligado na leitura que logo abaixo vamos te dar uma mão para você escolher sua carreira com sabedoria.
#1 Conheça você mesmo e saberá escolher a profissão
O grande segredo para fazer boas escolhas para você mesmo é ter autoconhecimento. Entenda quais habilidades você tem e quais deseja desenvolver para, futuramente, aplicar na sua profissão. Procure listar seus hobbies e veja se eles servem para o que você quer como carreira.
Surgiu alguma oportunidade fora do que você quer no momento? Aproveite para se aventurar nela, pois a experiência tem muito a acrescentar no seu autoconhecimento.
#2 Procure quem já passou pela mesma situação que você
Sempre existe alguém que já tenha enfrentado as mesmas dúvidas de carreira como você. Então o passo aqui é ser interessado pelas pessoas e ir até elas para perguntar como elas chegaram onde estão.
Elas podem estar na faculdade e/ou trabalhando, no seu círculo de amigos ou na sua família, basta procurar um pouco. Aí, tente extrair o máximo de informação para que você consiga entender a experiência delas e, quem sabe, aplicar o que aprendeu na sua escolha.
#3 Informe-se sobre o cenário da(s) profissão(ões) que almeja
Você deseja seguir seu sonho e ir atrás da profissão que se enxerga praticando, certo? Até aí tudo bem. Mas antes de escolher a profissão, é interessante fazer uma análise do cenário que ela se encontra e como estão as perspectivas para ela.
Pesquise o mercado, veja se ele é favorável, saturado ou estável e onde estão as melhores vagas. Isso tudo pode não pesar agora ou enquanto está na faculdade, mas com certeza, quando tiver o diploma em mãos, você irá perceber na prática a importância desses fatores.
#4 Crie listas com prós e contras
Listas são simples de se fazer e estão aí para ajudar. Imagine um dia na profissão que você quer e liste tudo o que você gosta vs não gosta. Faça isso também com o curso que quer na universidade. E em cada parte, justifique por que gosta/não gosta. Isso, além de fazer parte do autoconhecimento, vai fazer você ponderar melhor sua decisão, já que irá expor o que te traz satisfação e o que não traz.
#5 Faça testes psicológicos e vocacionais
Profissionais da psicologia e terapeutas sempre podem ajudar com orientação e testes vocacionais. Conhecendo bem suas motivações, fica bem melhor escolher o que quer buscar para sua carreira. Além desse tipo de ajuda, também existem testes interessantes que podem mostrar para você como sua mente funciona, como o das 16 personalidades.
Com essas práticas é possível tomar uma decisão de carreira de forma mais segura sem precisar chutar nenhuma opção na hora de escolher seu curso na faculdade. E lembre-se sempre: sua decisão de profissão cabe a você e ninguém mais.