Ao contrário do que comumente se pensa, o ENEM não é exclusividade de quem quer ingressar diretamente em uma universidade: a prova também pode ser feita pelos chamados “treineiros”.

Trata-se de uma denominação criada pelo próprio Inep, órgão que realiza o Enem, para designar os alunos menores de 18 anos que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio e fazem a prova para testar seus conhecimentos.

Na edição de 2019, 12,1% dos inscritos no Enem enquadraram-se nesse perfil. Mas, na prática, o que isso significa? Confira neste texto!

Quem são os treineiros do Enem?

Todos aqueles que já concluíram o ensino médio, independentemente da idade, podem realizar a prova do ENEM e concorrer a vagas nas universidades públicas e privadas do país, por meio do SiSU, do ProUni ou do FIES.

Mas o ENEM não é restrito a esse público: participantes que não terminarão o ensino médio no ano de realização da prova e, consequentemente, não tentarão ingresso direto em uma universidade, também podem realizá-la. São o que o Inep chama de “treineiros”. Mas qual o objetivo de fazer a prova nessa modalidade? Continue a leitura e conheça todos os benefícios.

Quais as vantagens de fazer o Enem para praticar?

Participar do ENEM como treineiro funciona como um “modo de teste”: o participante tem a oportunidade de experienciar como é a prova antes de fazê-la para valer. Assim, consegue visualizar os aspectos nos quais teve mais dificuldade e trabalhá-los até a próxima edição da prova – que pode ser dali a um ano, se o estudante estiver na segunda série do ensino médio, ou a dois, se estiver na primeira (o que é melhor ainda!).

Condiz com esse perfil e está começando a cogitar fazer o ENEM como treineiro? Então confira, a seguir, as 3 principais vantagens da modalidade!

1. Identificar áreas de reforço

A principal vantagem de fazer o ENEM como treineiro é identificar, a partir das questões, os conteúdos de maior dificuldade. Com base nos resultados da prova-teste, você conseguirá visualizar quais matérias precisará reforçar antes de fazer a prova que garantirá a sua vaga na universidade.

2. Desenvolver mais controle emocional

É impossível não ficar nervoso na véspera das provas, a gente sabe. A ansiedade vem independentemente da idade, experiência de vida e mesmo da nossa vontade. Mas a vantagem de fazer uma prova de treino antes da “oficial” é que você tem uma experiência incrível de autoconhecimento.

Assim, conseguirá sentir o que, em todo o processo, o deixa mais nervoso: se é o tempo, alguma área do conhecimento em específico, a passagem para o cartão-resposta, a espera pelos resultados, etc.

Além disso, a prova de treino é uma excelente oportunidade para lidar com as suas próprias expectativas. Afinal, assim como o teste pode ser um sucesso, os resultados podem deixar a desejar em alguns aspectos – o que é completamente normal, não só para treineiros como para qualquer participante. O importante é conseguir reconhecer os pontos a se melhorar e, principalmente, saber que você poderá tentar novamente quantas vezes forem necessárias.

3. Planejar a distribuição do tempo

Para o primeiro dia de prova, no qual são respondidas as questões de Linguagens e Ciências Humanas e é feita a Redação, os participantes dispõem de 5h30min. Já no segundo domingo de ENEM, dedicado às áreas de Ciências da Natureza e Matemática, são 5h de prova. Pode parecer muito tempo à primeira vista, mas esse tempo voa!

Por isso, nesse aspecto, a experiência como treineiro é fundamental. Até porque, a prova em si não é a única coisa a ser contemplada no tempo previsto. Você deve considerar, ainda:

- as pausas para água, lanche ou simplesmente esvaziar a cabeça;

- as saídas para o banheiro;

- e, é claro, a passagem a limpo da redação e das alternativas para o cartão-resposta, processos que podem ser bastante demorados.

Com essa experiência, você terá uma base para o ano seguinte. Se, por exemplo, perceber que a redação lhe exigiu mais tempo do que as questões, ou então que precisou se esforçar mais nas perguntas de Matemática do que nas restantes, saberá que precisará prever mais tempo para elas na próxima edição.

Como funciona o ENEM para os participantes treineiros?

Com base no que apontamos, talvez você esteja pensando que o ENEM para treineiros é algo completamente diferente do Exame regular. Mas a prova que esses participantes fazem é a mesma dos demais, assim como todos os outros processos, regras, taxas e prazos. O que os diferencia dos outros candidatos são dois aspectos principais:

1. No momento da inscrição, quem for treineiro deverá indicar que realizará a prova nesta modalidade;

2. Por não estarem fazendo o ENEM com o mesmo objetivo dos participantes regulares, os treineiros receberão os seus resultados 60 dias após a divulgação principal.

Outros casos

Só enquadram-se oficialmente como treineiros os candidatos que condizem com as características que apresentamos no texto. Mas também há outros casos particulares que vale destacar:

1. Pessoas que ainda não concluíram o ensino médio, mas têm mais de 18 anos: infelizmente, esses alunos não poderão fazer a prova como treineiros. Nesses casos, será necessário, primeiro, realizar o Enceja, que é uma prova feita para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, para somente depois poder participar do ENEM;

2. Pessoas que já concluíram o ensino médio (por vezes até a graduação), mas têm interesse em fazer a prova testar seus conhecimentos: a lógica será a mesma dos treineiros, mas esses candidatos farão a inscrição regular. Afinal, caso saiam-se bem e tenham interesse, poderão usar as suas notas para ingresso no ensino superior.

E então, conseguiu entender quem são os treineiros e quais as vantagens de fazer o ENEM nessa modalidade? Esperamos que sim!

Os resultados dos treineiros são a última data prevista no cronograma de cada edição do ENEM. Gostamos de pensar que representam o fechamento de um ciclo para o início de outro, assim como a prova de treino representa a preparação para a que representará o seu ingresso na universidade.

Por isso, se você está cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio, converse com os seus pais sobre fazer a inscrição no ENEM para testar. Temos certeza de que será uma experiência decisiva no caminho rumo à sua profissão.

Se decidir embarcar nessa experiência, conte conosco na sua preparação! Oferecemos aulões e simulados que podem dar aquele reforço especial antes da prova. Basta entrar em contato para saber mais.