Está chegando a hora do Exame Nacional de Ensino Médio ou o tão falado Enem.

Sabemos que os estudos precisam fazer parte de uma rotina saudável, onde o aprendizado precisa ser encarado como algo prazeroso (porque de fato é) e não como uma obrigação chata.

Pensando em auxiliar você a traçar o seu caminho de aprovação em 2022, reunimos algumas dicas simples e que vão proporcionar um ótimo resultado no seu aprendizado. Confira!

1. Cronograma:

Organizar sua semana de estudos é uma boa maneira de visualizar os melhores períodos para se dedicar às matérias, descansar e também para o lazer.

Planejando e cumprindo a sua rotina você diminui o estresse e a procrastinação, os temidos inimigos de todo estudante.

Dica extra: faça um planejamento real, não utópico, o objetivo é cumprir ele, não causar frustração com o acúmulo de tarefas.

2. Metas diárias:

Definir e cumprir metas diárias é um bom incentivo para o cérebro, pois ao constatar o nosso avanço, sentimos satisfação, o que nos motiva a continuar.

Além disso, as metas diárias estabelecerão quando e o que estudar, mantendo você organizado.

Outra dica é criar objetivos diários específicos, por exemplo: completar 5 exercícios de geografia sobre a formação geológica; ler 10 páginas do livro que será cobrado no vestibular, etc.

3. Local apropriado:

É desanimador quando decidimos sentar para estudar e nos depararmos com um ambiente bagunçado, barulhento e desconfortável, não é mesmo?

Por isso, para manter a concentração e o foco na sua jornada de aprovação, procure estudar em um ambiente adequado, com boa iluminação, confortável e sem distrações, bem como indicamos aqui.

Parece bobagem, mas o ambiente influencia muito na nossa capacidade de concentração. Organize um espaço no seu quarto ou procure estudar na biblioteca da sua escola, por exemplo, você vai notar a diferença.

4. Conteúdo pré-determinado:

Como comentamos anteriormente, definir os conteúdos vai te poupar tempo e irá permitir um acompanhamento dos seus estudos.

Por isso, deixe os conteúdos preparados com antecipação, evitando “perder tempo” com a escolha do que estudar.

Selecione os conteúdos que serão treinados na semana com base em nossa lista de conteúdos mais cobrados no Enem, não organize muito à frente, para poder ajustar as metas conforme o seu andamento.

5. Atividades e exercícios organizadas:

Além das leituras e criação de resumos, lembre-se de incluir os exercícios ao longo da sua rotina de estudos, afinal de contas, a prática é super importante para memorizar os conteúdos.

Você pode organizar um dia apenas para os exercícios, como se fosse um teste, ou acrescentar alguns ao final de cada conteúdo aprendido. Você define como fica melhor para você.

6. Dia de se organizar:

Para dar conta de todo esse planejamento, nossa sugestão é que você separe um dia apenas para organizar a sua rotina.

Nesse dia você programa a sua semana e acompanha o seu desempenho. Dessa forma você consegue direcionar melhor os próximos passos de cada conteúdo e também se motiva ao ver o seu andamento.

Dica extra: não esqueça de adicionar pausas no seu cronograma, bem como momentos de lazer, como um passeio com os amigos, um episódio de uma série ou um filminho.

Afinal de contas, manter uma rotina de estudos saudável requer equilíbrio e compromisso.

Não adianta nada abrir 10 exceções por semana e acabar se enrolando para cumprir suas metas. Também não vai ajudar se você organizar uma meta diária impossível, como fazer 30 exercícios de uma matéria que você tem muita dificuldade.

Seja realista e responsável.

Com planejamento, você terá tempo para tudo e a sua história de aprovação será trilhada com confiança e estabilidade.

Vamos juntos construir essa história? Matricule-se.