Nós vamos te contar um segredo: existe vida pós ENEM!
Parece difícil de acreditar, mas é verdade.
Por mais que os sentimentos estejam se sobrepondo — liberdade, ansiedade, felicidade, orgulho, nervosismo, desânimo e por aí vai —, você tem a chance de aproveitar bem este período de espera, tanto para se concentrar nos outros vestibulares quanto para definir o curso e a universidade em que você quer ingressar.
Além disso, este período de espera é ótimo para refletir e definir os próximos passos da sua jornada. Continue a leitura e confira nossas indicações!
Faça um balanço do ano que passou
Começo de ano pede um momento de reflexão, não é?
Então, aproveite este período para fazer uma retrospectiva dos estudos no ano passado.
Avalie o seu desempenho nas aulas, nos momentos de estudo em casa, os conhecimentos adquiridos, as notas dos simulados e, por fim, a performance no Exame.
Pergunte-se: o que poderia ter sido melhor? Poderia ter me dedicado mais no início do semestre? Perdi o foco no meio do ano e não soube mais como recuperar os conteúdos? Fiz menos exercícios do que o esperado?
Ao refletir como foi o ano passado, você conhece mais sobre a sua capacidade e sobre os esforços e sacrifícios que fez para atingir o seu objetivo, que é a aprovação na universidade. Além disso, você pode planejar o próximo ano incluindo metas de notas e de tempo de estudo — seja para a graduação, seja para outra rodada de preparação.
Converse com seus pais
Assim como é importante você fazer uma reflexão para se conhecer bem e entender o que deu certo e o que deu errado ao longo do ano, seus pais também vão querer saber qual foi o seu caminho para poder auxiliar você.
Tenha uma conversa franca com eles, fale o quanto tem se esforçado e que, independentemente da nota conquistada, o ano foi produtivo (tanto acadêmica como pessoalmente).
Mostre seu desempenho nos simulados e aponte quais as suas maiores dificuldades. Assim, seus pais vão compreender com mais carinho toda a jornada necessária para chegar na universidade.
O apoio deles é fundamental para diminuir a pressão e motivar você a buscar o seu sonho!
Siga em frente, olhe para o lado...
Você conferiu o gabarito, analisou os pontos de corte do ano passado e acredita que não vai conseguir ingressar no curso que tanto desejava? Fique tranquilo, não é o fim do mundo.
Primeiro, porque o jogo só termina quando o juiz apita, certo?! Então, nada de sofrer por antecipação — afinal, os resultados sempre podem surpreender e, quando é hora das coisas acontecerem, tudo se ajeita.
Mas também é importante estudar outras alternativas, caso as coisas não saiam totalmente conforme o planejado.
Por exemplo, ainda tem alguns vestibulares para fazer, inclusive em universidades federais! A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ainda não aderiram ao ENEM como forma única de ingresso, nem tampouco definiram como funcionará a seleção para este ano. Então, vale ficar de olho!
Trabalhe bem o psicológico
Apesar da pressão que você está sentindo para ingressar logo em uma universidade, você ainda é jovem e pode continuar tentando. Lembre-se: vale a pena lutar pelo seu sonho!
Com o suporte necessário, planejamento e força de vontade, temos certeza que você vai ingressar no curso que deseja.
Não se martirize: ficar sentindo pena de si mesmo ou se culpando não vai te levar para lugar algum. Se você percebeu que poderia ter se esforçado mais, assuma essa responsabilidade e dê o seu máximo neste ano.
Você não pode voltar atrás e recomeçar o ano passado, então, é preciso ficar em paz consigo mesmo para concentrar seus esforços no que realmente interessa: estudar e ir bem nos próximos ENEM e vestibulares.
Não desanime, siga em frente e vá atrás do seu sonho!
Utilize seu tempo com o mínimo possível de procrastinação, alterne momentos de lazer e diversão com os de estudo. Levando uma vida equilibrada e contando com o apoio de professores, pais e colegas, você vai muito mais longe!
Viu só, tem esperança para você!
Sua dedicação aos estudos será recompensada, enquanto isso, você pode seguir nossos conselhos e ir planejando 2021.