Usamos produtos cada vez mais eficientes. É só olhar para nossos celulares, que possuem funções e capacidade de processamento nunca antes imaginadas... 
Pois bem, inovações como esta estão diretamente ligadas à Nanociência, que é a ciência em escala nano (correspondente ao bilionésimo do metro), e também à Nanotecnologia, que está vinculada aos produtos usáveis e funcionais desta escala de medida. 
Esta ciência é, por natureza, interdisciplinar. Todas as áreas do conhecimento são impactadas por ela de forma direta ou indireta. A Física, a Química e a Biologia compõem o elenco principal e geram desdobramentos para os demais campos. 
 
Mas o que há de tão especial na “ciência do nano”?
A área superficial desta área é extremamente grande. Mas como assim? 
Imagine uma experiência bem simples: uma pastilha efervescente sendo colocada na água. Se ela estiver inteira, demorará um tempo para diluir, certo? Agora, se for colocada completamente esfarelada, o tempo que levará para ferver será muito menor. 
Pois é exatamente este o segredo! Em escala nano, reações e processos ocorrem muito mais rápido, quase que na velocidade da luz. 
Isso permite que a Nanociência já seja uma realidade, tanto na tecnologia como em outras áreas. Destaque para a sua aplicação na saúde, que torna os medicamentos cada vez mais eficientes e de ação rápida. 
 
Como a Nanociência é abordada no ENEM e vestibulares?
Processos seletivos, como o ENEM, já questionaram a respeito das novas possibilidades proporcionadas pela Nanociência. Essas questões foram apresentadas em múltiplas disciplinas e instigavam os candidatos a refletir sobre os impactos positivos e negativos da tecnologia. 
Mas espere aí, há impactos negativos? 
Sim! A ciência que é feita em nível atômico também tem consequências negativas. Imagine o lixo em escala nano, por exemplo: como pode ser descartado? E quanto aos medicamentos, como controlar a superdosagem? É, nem tudo são vantagens... 
A Nanociência e as suas aplicações têm inúmeros benefícios, mas também devem ser vistos com atenção. 
O futuro é promissor e você poderá fazer parte deste mundo, seja como usuário ou, quem sabe, como estudioso da área!