Você sabia que várias universidades, tanto públicas quanto privadas, utilizam a nota do ENEM como modalidade de ingresso?

Além do SiSU e do ProUni, que são os mais conhecidos, existem outras possibilidades que expandem as oportunidades de ingresso no curso que você deseja.

A seguir, listamos 6 processos seletivos que vão auxiliar você a realizar este sonho por meio do desempenho no Exame.

Confira como cada processo funciona, quais os principais requisitos de cada um e use a sua nota do ENEM com sabedoria!

1. SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma forma de ingressar na grande maioria das universidades públicas do país. As inscrições acontecem 2 vezes por ano: no final, para ingresso no começo do ano seguinte, e na metade, para ingresso no segundo semestre letivo.

Os pré-requisitos para concorrer a uma vaga por ele são:

- Ter feito o ENEM no ano anterior;

- Não ter zerado a redação;

- Atender à nota mínima (que varia de acordo com a instituição e curso escolhido).

2. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para ingresso em universidades privadas.

As inscrições também ocorrem 2 vezes por ano, com a mesma dinâmica de seleção e ingresso do SiSU. A diferença é que, no ProUni, o número de vagas normalmente é menor, já que depende das vagas remanescentes das instituições.

Para concorrer no Programa, os requisitos são:

- Ter feito no mínimo 450 pontos no ENEM;

- Não ter zerado a redação;

- Ter renda bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa da família;

- Não possuir certificado de graduação.

3. FiES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FiES) é bastante semelhante ao ProUni: oferece bolsas para que alunos de baixa renda estudem em faculdades privadas.

A diferença é que este se trata de um financiamento, com o qual o estudante deve arcar após estar formado e trabalhando.

Os pré-requisitos para acessar o benefício são:

- Ter feito o ENEM a partir de 2010;

- Ter feito no mínimo 450 pontos no ENEM;

- Não ter zerado a redação;

- Ter renda bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa da família.

4. Complemento dos vestibulares

Em alguns casos, a nota do ENEM serve como complemento para a nota do vestibular próprio da instituição. A UFSC e a UFRGS, por exemplo, utilizam esse método.

Os requisitos variam conforme a universidade. Então, é importante consultar o edital de ingresso de cada uma.

5. Universidades privadas

Algumas faculdades privadas usam a nota do ENEM como forma de ingresso.

No ano que passou, foram inúmeras as instituições que aderiram a esse modelo, dada a impossibilidade de realização de provas presenciais.

A tendência é que isso seja cada vez mais comum, tanto pela facilidade para os candidatos, como pela redução de custos para as faculdades — já que é tudo feito de maneira online.

Os critérios de seleção variam muito de uma instituição para outra. Normalmente, são aceitas as notas das provas feitas a partir de 2010, com restrições dependendo da universidade e do curso desejados. O mesmo vale para a nota mínima, que pode ser exigida ou não.

6. Universidades estrangeiras

Por fim, uma oportunidade incrível, da qual muito poucas pessoas sabem: é possível usar a nota do ENEM para ingressar em universidades estrangeiras!

Desde 2016, o Inep vem fazendo convênios e parcerias com universidades públicas e particulares de fora do país.

Assim, uma série de instituições no Reino Unido, Canadá e, principalmente, Portugal admitem alunos brasileiros por meio da nota no Exame.

Cada universidade possui critérios diferentes, sendo que algumas até cobram taxas ou mensalidades. Assim, é importante conferir o edital de cada uma. Mas, no geral, quem fez o Exame a partir de 2010 pode concorrer por alguma delas.

Como você deve ter percebido, a sua nota do ENEM é a porta de entrada para uma série de universidades.

A sua experiência universitária começa com essa compreensão, seguida pela decisão da universidade e curso em que você vai ingressar. Então, escolha bem e entenda o que cada um dos processos seletivos exige de você.

Boa sorte!