Preparado para a prova do ENEM? Já estudou tudo o que tinha para estudar, fez dezenas de redações e milhares de exercícios?

A maratona está chegando ao fim e, para cruzar a linha de chegada, alguns itens essenciais não podem ser esquecidos.

Para você não ter nenhum problema ao realizar a prova, preparamos um checklist dos tópicos mais importantes. Continue a leitura e prepare-se!

Antes da prova

1. Confira as datas e horários

O primeiro domingo do ENEM será em 17 de janeiro. O segundo, na semana seguinte, dia 24.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A aplicação terá 5h30min de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas, marcado para 13h30min.

No segundo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A aplicação terá 5h de duração, contadas a partir das 13h30min, como no primeiro dia.

Os portões abrem às 11h30min (horário de Brasília) e fecham às 13h. Então, atente para chegar cedo!

2. Confirme tudo sobre a sua participação

Acesse a Página do Participante e revise se está tudo certo com a sua inscrição — especialmente a foto, obrigatória para a identificação dos candidatos neste ano.

Se já não fez isso, aproveite para consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Reveja nele o seu local de prova, com bastante atenção a cada detalhe para não se perder na hora.

Por fim, observe o trajeto que você precisará fazer para chegar até o seu local de prova e calcule o tempo. Lembre-se de que, no dia da prova, o trânsito poderá estar mais lento!

3. Separe seu documento

Neste ano, o ENEM está aceitando como documentos:

- Carteira de Identidade;

- Carteira Nacional de Habilitação;

- Passaporte;

- Carteira Profissional emitida por Ordem ou Conselho (desde que considerada documento de identificação).

Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação nesta edição, assim como cópias dos referidos documentos. Só vale original, hein?!

4. O que levar — e não levar

Para fazer a prova, você deverá levar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Recomendamos, inclusive, que você leve mais de uma, para o caso de qualquer problema — afinal, é tinta de monte que vai nos cartões-resposta, né?!

Além disso, é proibido levar qualquer material impresso (como livros e apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados em imagem, vídeo ou mensagem.

Acessórios como óculos escuros, relógio, chapéus, gorros ou bonés também não serão permitidos. Mas, em compensação, você não poderá entrar e permanecer no local de prova se não estiver usando ela, que tanto compôs os nossos looks em 2020: a máscara de proteção à COVID-19.

Petiscos são permitidos, já que é bastante tempo de prova. Os únicos requisitos são que as garrafas sejam transparentes e sem rótulo e que os alimentos estejam em embalagens lacradas.

Recomendamos uma aguinha gelada e lanches leves, como frutas. Manter-se hidratado e comer ao longo da prova permite que você fique concentrado e evita que passe mal.

Durante a prova

1. Seja pontual

Chegue dentro do horário no local da prova, portando, obrigatoriamente, a máscara, o documento de identificação e a(s) caneta(s) adequada(s).

2. Guarde seus pertences

Antes de entrar na sala, guarde todos os objetos não permitidos que tiver consigo no envelope porta-objetos. Feche o lacre, deixe-o debaixo da sua carteira ou cadeira e só abra-o quando estiver fora da sala.

3. Sobre as provas em si

Você já leu lá no começo sobre a divisão das provas, certo? No primeiro dia, Linguagens, Humanas e Redação; no segundo, Natureza e Matemática.

Em ambos os dias, sua primeira tarefa será conferir os seus dados no cartão-resposta e folha de redação, certificando-se de que estão corretos. Confira também se não está faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões. Caso haja algum problema, chame o fiscal da sala e indique.

Você poderá sair depois de 2h de prova, mas, se quiser levar o caderno de questões, terá que esperar até 30min antes do fim das provas — que, lembrando, é às 19h no primeiro dia e às 18h30min no segundo.

Observação importante sobre a prova de Linguagens: você só precisará responder às questões da Língua Estrangeira escolhida na inscrição, ok?! Então, se escolheu Espanhol, não precisa quebrar a cabeça respondendo às perguntas de Inglês (ou vice-versa). Óbvio, mas sempre bom ressaltar...

4. Alimentação e banheiro

Como falamos, ao longo da prova, você pode se alimentar e tomar água. Só tome muito cuidado para não sujar ou molhar os cadernos e, principalmente, a folha de redação e cartão-resposta. Cuide também para não ficar muito tempo nisso!

Você também pode ir ao banheiro durante a prova do ENEM, desde que acompanhado por um fiscal e higienizando as mãos com álcool em gel ao entrar e sair do banheiro.

5. Antes de entregar

Revise as questões e sua redação e, por fim, passe tudo a limpo.

Atenção para que a letra esteja bem legível na redação (assim como o respeito ao número mínimo e máximo de linhas, 7 e 30) e para que as alternativas no cartão-resposta definitivo fiquem completamente cobertas, já que a leitura é feita por uma máquina.

Não vá virar meme, hein?!

Depois da prova

1. Gabaritos e resultados

Ainda não há previsão para a divulgação dos gabaritos (oficiais) e dos resultados das provas, dadas todas as mudanças no cronograma causadas pela pandemia.

Mas, assim que eles estiverem disponíveis, poderão ser consultados no site do ENEM.

Até lá, é esperar e descansar!

Este é o momento pelo qual você tem se preparado, fazendo o que estava ao seu alcance para poder conquistar seu sonho.

A pressão é grande, mas lembre-se, não é a sua única chance. Você não precisa apostar todas as fichas nessa prova, outras oportunidades virão. O importante é saber que você fez o que podia e sempre pode conseguir mais.

Esteja preparado para a prova e aproveite o momento, afinal de contas, é a sua porta de entrada para construir o novo capítulo da sua história!

Importante!

Se estiver com qualquer sintoma suspeito de COVID-19, a orientação é que você fique em casa.

Mas não se preocupe: consultando seu médico e comprovando a condição, você terá a oportunidade de participar da reaplicação.

Tudo para garantir a sua saúde e dos seus colegas de sala, sem comprometer o seu tão sonhado ingresso na universidade.