O ENEM 2020 está chegando e você já deve estar com todo o conteúdo na ponta da língua, né?

Depois de meses de simulados, exercícios, leituras e muito estudo, é hora de colocar todo o conhecimento adquirido em prática e finalmente conquistar o seu sonho.

E para não ser pego de surpresa, preparamos uma lista com 4 coisas que você precisa saber antes do Exame. Confira!

1. Organizar bem o seu tempo é primordial

Você provavelmente já sabe disso, mas vale relembrar.

No primeiro domingo de ENEM, dia 17 de janeiro, você terá até 5 horas e 30 minutos para completar as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, dia 24 de janeiro, dedicado a Ciências da Natureza e Matemática, a duração máxima da prova será de 5 horas.

Mesmo que pareça bastante tempo, é preciso administrá-lo bem para não correr o risco de deixar questões para trás.

No primeiro dia de prova, a nossa sugestão é que você atente para a Redação. Elabore o seu texto primeiro e depois passe para as questões objetivas.

Separe cerca de 60 a 70 minutos para criar seu texto e deixe-o na folha de rascunho. Em seguida, passe para as questões, reservando cerca de 2 minutos por pergunta. Quando não souber a resposta, pule e siga em frente. Depois você poderá retornar para elas, mas, num primeiro momento, o foco é não perder minutos preciosos!

Depois de completar a prova, volte para reler, ajustar e passar a limpo a Redação para a folha definitiva. Por último, passe as respostas das 90 questões para o cartão-resposta. É preciso de atenção neste momento para não rasurar e perder questões, bem como estar sempre de olho no relógio.

No segundo dia, você terá apenas questões objetivas para resolver, porém, com questões que exigem cálculos. Logo, em algumas, você levará mais tempo para descobrir a resposta certa.

Mas, assim como no primeiro dia, a sugestão é que você use cerca de 2 minutos para cada questão — e, claro, cuide na hora de passar as respostas para o cartão definitivo.

2. Todas as questões são avaliadas conforme as competências exigidas

Não só a Redação, como todas as questões do ENEM são construídas de forma a analisar a capacidade do aluno em:

- dominar linguagens;

- compreender e interpretar fenômenos;

- solucionar problemas;

- construir argumentação;

- e elaborar propostas.

Confira, a seguir, o que cada uma destas competências significa.

Competência 1: Dominar linguagens

Além da norma culta da Língua Portuguesa, esta competência refere-se à capacidade de compreender as mensagens dos textos, diagramas, gráficos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges, etc.

Competência 2: Compreender fenômenos

Aqui, o aluno deve combinar o conhecimento de diferentes áreas de estudo para entender os fenômenos naturais, os processos histórico-geográficos, a produção tecnológica e as manifestações artísticas.

Competência 3: Solucionar problemas

Esta competência diz respeito à capacidade do aluno de selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações. A partir dela, espera-se a tomada de decisões e o enfrentamento das situações-problema apresentadas na questão. 

Competência 4: Construir argumentação

Você não mostra seu poder de argumentação apenas na Redação. Todas as outras questões que pedem para relacionar informações, representadas de diferentes formas, para construir uma argumentação consistente, também entram nesta competência.

Competência 5: Elaborar propostas

Esta habilidade é extremamente importante no seu texto dissertativo-argumentativo. Porém, em questões objetivas esta competência também pode aparecer. É preciso recorrer aos conhecimentos adquiridos na escola ou cursinho para elaborar propostas reais e que respeitem os valores humanos.

3. A nota do ENEM é o caminho de entrada de diversas universidades

Atualmente, boa parte das universidades públicas e privadas utilizam a nota do ENEM como critério de seleção de alunos para cursos de nível superior e técnico, incluindo até instituições de Portugal.

Com a nota do ENEM, você pode optar pelo SiSU para ingressar em universidades públicas, pelo ProUni para garantir bolsas de estudo em faculdades particulares e também conseguir um financiamento estudantil para cursar o ensino superior, o FiEs.

Em 2014, Brasil e Portugal fizeram um acordo que permite o ingresso de alunos brasileiros nas universidades de lá, apenas com a nota do ENEM. Para se candidatar a uma vaga, é preciso consultar os requisitos de cada universidade no site das instituições. São mais de 20 universidades parceiras, relacionadas no site do Ministério da Educação (MEC).

4. Situações que podem zerar a redação

Fique atento para não cometer erros na Redação e acabar zerando a nota. Estas são as situações mediante as quais a banca avaliadora poderá zerar a sua redação:

- fuga ao tema e/ou não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa;

- parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto;

- apenas sete linhas ou menos de extensão — independentemente do conteúdo, configurará “Texto insuficiente”;

- cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;

- insultos, desenhos e outras formas propositais de anulação — é óbvio;

- folha em branco, sem texto — como era de se esperar, né?!

Por último, mas nem um pouco menos importante: as redações que desrespeitarem os direitos humanos poderão perder até 200 pontos.

E então, pronto para o grande evento do ano?

O ENEM é a porta de entrada para muitos cursos técnicos e de graduação. Seja qual for o dos seus sonhos, esperamos que estas dicas ajudem você a conquistar a nota desejada e passar para o próximo nível da sua história. Boa sorte!