Vestibular UFRGS 2018: como ajudar o vestibulando no período pré-prova

Home / Blog / Vestibular UFRGS 2018: como ajudar o vestibulando no período pré-prova

Vestibular UFRGS 2018: como ajudar o vestibulando no período pré-prova

Vestibular UFRGS 2018

Seu filho vai prestar o vestibular UFRGS 2018? Então veja como auxiliá-lo no período pré-prova e evitar que a ansiedade atrapalhe no seu desempenho.

O vestibular UFRGS 2018 se aproxima e esses dias que antecipam as provas podem trazer um pouco de tensão e ansiedade para o vestibulando, e é aí que entra em cena o suporte da família para amenizar a TPP, ou seja, a Tensão Pré-Prova.

Claro que você, como pai ou mãe, se dispõe a fazer tudo ao seu alcance para que seu filho seja bem sucedido nesta etapa, não é?

Então confira algumas dicas que separamos aqui no blog para você auxiliar seu filho vestibulando!

Não deixe-o sofrer por antecipação

Bem, a ansiedade é inimiga de qualquer situação, especialmente as que requerem cautela, tranquilidade e foco. Então aqui, o primeiro passo é não passar nenhum tipo de tensão ou nervosismo para o seu filho, ele não precisa disso.

É bem possível que você como pai ou mãe fique um pouco emotivo agora, afinal, é sobre o futuro profissional do seu filho que estamos falando, mas lembre-se: você tem em mãos a capacidade de construir uma base para ele se sentir autoconfiante na hora de realizar a prova. Logo, nada de transparecer o turbilhão de sentimentos que estão pairando sobre você neste momento.

Reconheça o que ele fez até agora

Como já falamos, a família pode ajudar o vestibulando a entrar na faculdade de diversas formas, e umas delas é elogiando os esforços. Inclusive, reconhecer o trabalho bem feito é essencial para motivar quem está na caminhada para conquistar a vaga na universidade.

Então, cada pequena conquista, cada questão certa, reconheça (de forma moderada e sincera, claro) e mostre que você entende os objetivos dele e não só está na torcida, como também está participando de mãos dadas no preparo para ele passar.

Esteja presente enquanto os outros não estão

Estamos em um período em que muitos estão entrando em férias, viajando e saindo do foco trabalho/estudo, e para o adolescente que vai prestar o vestibular, isso pode ser um pouco frustrante, já que ele não pode desplugar 100%.

Você, pai ou mãe, pode aliviar essa frustração estando mais presente e acompanhando mais de perto os estudos e fazer o jovem se sentir mais acolhido neste momento em que parece que todos estão com os pés para cima curtindo o verão.

Siga o ditado: Quem ama cuida

Pode parecer um pouco de exagero no cuidado, mas ficar de olho na alimentação e horários do vestibulando nesta fase que antecipa o vestibular UFRGS 2018 faz parte na hora de ajudá-lo no preparo para as provas. Contribua verificando o local de prova (é interessante fazer uma visita ao local juntos também), verifique as rotas de deslocamento e horários para abertura e fechamento de portões.

Ah, é importante que nenhum hábito seja alterado na véspera da prova. Se os hábitos alimentares não estavam bons antes, agora não é hora de mudar, pois o organismo precisa de tempo para se adaptar. Sendo assim, foco na rotina!

Esses dias antes do vestibular UFRGS 2018 não precisam ser tomados por uma onda de nervosismo. Ofereça ajuda e use sua experiência de vida para dar o apoio que ele precisa nesta fase. Vale também passar momentos de lazer juntos, já que a vida não é feita só de estudos, não é mesmo? Tenha em mente que você, como pai ou mãe, de qualquer forma, tem o papel de amenizar a ansiedade e acalmar o jovem para que ele realize a prova com sucesso.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas sejam proveitosas para que o seu filho faça uma excelente prova.

Continue acompanhando nosso blog e, se quiser saber mais sobre Riachuelo Enem e Vestibulares, ligue (55) 3025-8855 ou faça uma visita, Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS.

Últimas notícias

Deixe um comentário