Veja como é um ambiente de estudo ideal e potencialize seu foco

Home / Blog / Veja como é um ambiente de estudo ideal e potencialize seu foco

Veja como é um ambiente de estudo ideal e potencialize seu foco

Dentro ou fora de casa, escolher o melhor lugar e adequá-lo aos seus estudos faz parte da conquista da aprovação. Entenda como um ambiente de estudo ideal ajuda você.

10_RIACHUELO_woma

Com certeza você está pensando em mandar bem no Enem e nos vestibulares, não é?

Para chegar lá, diversos fatores influenciam no rendimento dos estudos, e um ambiente ideal é fator chave para absorver o que está aprendendo.

E qual seria o cantinho perfeito para ajudar você durante longas horas de foco e concentração nas fórmulas, textos e explicações que precisa saber para as provas?  

Existem alternativas bem interessantes para seu conforto e bem-estar e para fazer o estudo render ainda mais. Quer saber quais? Então vamos lá!

Estude num ambiente limpo e organizado

Segundo pesquisas, as atividades cerebrais replicam as condições externas da pessoa. Ou seja, isso quer dizer que se o ambiente de estudo está bagunçado, sua concentração não será das melhores.

Portanto, se quer um ambiente de estudo ideal, prefira ser mais minimalista, retire da mesa objetos que trazem poluição visual e tenha ao seu alcance os que realmente precisa, como os livros da matéria, canetas e os itens que usa sempre.  

  • Organize sua rotina com o Planner da Aprovação, baixe o seu!

Quarto: ele pode ser perigoso!

Estudar no quarto pode levar você a querer ir para sua cama, isso é fato! Por isso, o seu quarto pode não ser o ambiente de estudo ideal.

E isso também inclui não estudar deitado, já que interfere na concentração e por estar na posição horizontal, o cérebro entende que é hora de “descansar” em vez de ficar atento. Quem nunca dormiu lendo um livro que não estava muito interessante, não é mesmo?

Tenha um lanchinho à mão

Pode soar muito legal dar uma caminhada até à cantina, mas quando o assunto é tempo, você já sabe que cada minuto do vestibulando é cronometrado. Então, para não perder tempo com deslocamento, é importante ter um lanchinho nutritivo à mão. Vale frutas, barrinhas de cereal e biscoitos integrais.

Potencialize o foco no ambiente certo

Evite pequenos estresses que podem prejudicar sua concentração e aproveite ambientes que inspiram sua sessão de estudo. Evite locais com barulhos, ruídos e com muitas pessoas circulando e conversando muito ao redor.  

Se a estrutura do seu cursinho tem sala de estudos e biblioteca, melhor ainda!

Desconecte-se dos vilões da concentração!

TV ligada, rádio e celular não compõem um ambiente de estudo ideal (se não estão sendo usados para o seu objetivo, claro). Quando for estudar, procure desligá-los ou deixá-los fora do seu alcance, principalmente o celular, pois você pode querer dar aquelas checagens rápidas que podem desviar você do seu foco.

Dando luz e conforto aos estudos

Mesa espaçosa e cadeira confortável são suas parceiras no caminho para ir bem nas provas. Opte por uma cadeira ajustável e que se adeque ao seu corpo, se isso não for possível, use almofadas e escora para os pés para que você fique bem fisicamente.

Percebeu como você pode usar o ambiente de estudos ao seu favor e fazer o estudo render bem mais? Aproveite bem as dicas e saia na frente para realizar seu sonho de aprovar!

Curtiu as dicas?

Compartilhe nos comentários alguma dica que você usa para deixar o ambiente de estudo mais produtivo!

Conheça o Riachuelo Enem e Vestibulares! Entre em contato para saber sobre o que o cursinho: ligue (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS.  

Últimas notícias

Deixe um comentário