Qual o papel do simulado Enem na preparação dos alunos?

Home / Blog / Qual o papel do simulado Enem na preparação dos alunos?

Qual o papel do simulado Enem na preparação dos alunos?

18_RIACHUELO_BLOG

Saber o conteúdo das provas não basta, é necessário se preparar com o máximo de recursos disponíveis, e um deles é o simulado.

Conhecer as fórmulas das ciências exatas, os eventos e teorias das ciências humanas, bem como as concepções que existem nas artes, não é suficiente para alcançar um bom desempenho nas provas. Sabe por quê?

Bem, como as provas do Enem e dos vestibulares são extensas, desgastantes, demandam ficar horas sentado e focado na prova, é importante que o aluno esteja em boas condições físicas e psicológicas, além de ter que ser ágil o suficiente para ir bem nessa parte do processo de seleção.

Mas como se preparar melhor, já que só absorver o conteúdo não é suficiente?
A resposta é o simulado Enem.
O simulado é um grande aliado na jornada rumo à conquista da vaga na universidade e ajuda a prevenir possíveis imprevistos.
Quer saber mais? Então continue lendo e veja porque ele é tão importante quanto estudar todas as matérias.

• É aquele ditado, conhece-te a ti mesmo
Uma grande queixa que os alunos fazem em relação ao Enem é o tamanho da prova, afinal são 90 questões por dia, o que não é um número pequeno. E como o corpo reage a essa maratona de perguntas e respostas? Isso é algo que o aluno pode testar no simulado, já que ele se coloca na mesma situação que estará no dia da prova. Além disso, o aluno pode verificar seu ritmo, suas emoções frente às perguntas, avaliar pontos fracos e fortes tanto em relação ao seu estado psicológico como ao quanto domina os assuntos pedidos.

• Quem sabe o caminho, não se perde
Já pensou em poder conhecer a estrutura da prova e chegar no grande dia já sabendo como é a sua estrutura e linguagem? Esse é mais um aspecto que o simulado Enem ajuda. Através dele, o estudante já tem contato com o estilo de pergunta e conteúdo que é pedido, já vai conhecendo melhor suas dificuldades e também elaborando um caminho para fazer a prova. Como por exemplo, escolher responder as questões mais difíceis antes e as mais fáceis depois ou vice-versa, dependendo do seu rendimento.

• Simulados são uma estratégia de aprendizado e fixação de conteúdo
Quando o assunto é realizar o sonho da aprovação, vale usar de várias estratégias para fixar o conteúdo que vão desde Post-It espalhado pelo quarto com resuminhos, livros riscados com marcadores neon, macetes e claro, a realização de simulado Enem. Dizer que esse último é de enorme eficiência não é exagero, já que ele testa o aluno de forma física, psicológica e intelectual. Como durante as aulas, tanto na escola como no cursinho, muito conteúdo é ensinado, e nada melhor do que absorver, testar e aplicar isso através da realização do simulado.

Veja dicas de como usar a nota do Enem

• Simulado Enem Evolucional
Dentre as variações de simulados, existe o simulado Enem Evolucional. Ele possui uma plataforma de diagnóstico que oferece uma visão precisa sobre o desempenho do aluno na sua prova de simulado. Através dele é possível planejar mudanças estratégicas no plano de ensino e saber quais pontos precisam ser trabalhados para ajudar o aluno a melhorar sua pontuação. E tudo isso, claro, pode ser feito com antecedência para que não haja dor de cabeça na hora de fazer o Enem.

Pensando nesses benefícios do preparo para as provas, o Riachuelo Enem e Vestibulares oferece em todas as opções de curso os simulados Enem Evolucional. Assim, conseguimos ver o seu andamento com mais detalhes através de métricas e fazer uma análise dos conteúdos que precisam ser mais aprofundados.

Quer saber mais como o Riachuelo Enem e Vestibulares prepara os alunos?
Entre em contato (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS, vamos adorar mostrar pra você como a aprovação pode estar mais perto do que você imagina.

Últimas notícias

Deixe um comentário