Por que você deve começar cedo a estudar para o Enem

Home / Blog / Por que você deve começar cedo a estudar para o Enem

Por que você deve começar cedo a estudar para o Enem

05_RIACHUElo_Facebook

Saiba por que é vantajoso começar a estudar para o Enem desde o início do ano e pare de desperdiçar seu tempo

O ano recém começou e você pode estar se pensando, “vou aproveitar este período para curtir o verão e o carnaval, depois eu começo a estudar”. Cuidado!
Você pode começar os estudos tarde demais se quer passar no Enem e vestibulares.

Pra quem vai fazer o Enem e quer realizar as provas com confiança e a certeza de que vai se sair bem, cada dia de estudo faz a diferença, já que a concorrência só aumenta e a corrida para a aprovação fica ainda mais competitiva.

Mas como saber quando deixar de lado as séries, o vídeo game ou qualquer outro hobby que não tenha a ver com seu objetivo de passar nos processos seletivos?

Para esclarecer essa dúvida, montamos este pequeno guia com alguns toques para você prestar atenção enquanto ainda tem bastante tempo antes do Enem.

Qual a diferença entre começar a estudar para o Enem agora e começar no segundo semestre do ano?
Existem três grandes diferenças aí, a primeira é relacionada à fixação do conteúdo, a segunda ao ritmo de aprendizado e a terceira é a possibilidade de conseguir rever o conteúdo durante o ano.

#1 Dar início à temporada de estudos agora ajuda a fixar melhor o conteúdo, já que você tem mais tempo para estudar e absorver melhor o que é passado em aula;

#2 Os conteúdos das provas são densos e, e dependendo da suas dificuldades, você pode precisar de mais tempo para aprender determinadas matérias, por isso é importante ajustar seu ritmo de estudo desde já;

#3 Depois do estudo mais focado e detalhado, é hora da revisão. E quem opta por uma das turmas semestrais, terá tempo inclusive de fazer cursinho no segundo semestre. Além disso, já fica melhor preparado para os vestibulares de inverno.

Será que vou esquecer do conteúdo até que as provas cheguem?
Esse medo é muito comum, mas não há motivo para preocupação. Começar a estudar para o Enem cedo e já ir fixando e revendo as matérias permite que você grave e lembre o que precisa com mais tempo e calma, sem aquela ansiedade que torna estudar um pesadelo.

Escolhi um curso de ampla concorrência, devo começar a estudar logo?
Não é surpresa que as vagas nas universidades estão cada vez disputadas, logo, para essa pergunta só existem duas respostas, sim ou com certeza. Se tem muita gente com o mesmo sonho de curso que você, não há outro caminho senão já dar o ponta pé inicial nos estudos. Quando for escolher a turma no cursinho, opte pela que ficar mais alinhada com a vaga que você quer.

Que tal dar uma lida sobre como escolher sua turma aqui no Riachuelo?

E dá para conciliar escola e cursinho?
Com toda certeza, dá sim! Fazer duas atividades importantes ao mesmo tempo pode parecer bem cansativo, mas não é impossível. Se essa ideia assusta um pouco, recomendamos que você estude para o Enem fazendo uma das opções do Anual, na qual os conteúdos são passados de forma mais gradual e possuem um ritmo menos acelerado. Mas atenção, isso não quer dizer que não precisa de muita disciplina e organização, ainda mais que você vai precisar conciliar as atividades extracurriculares da escola com as aulas do cursinho. E claro, para quem quer focar primeiro no colégio, a opção de estudar no cursinho somente no segundo semestre também é válida e ajuda muito no preparo para o Enem.

Agora que você já sabe a importância de não deixar para a última hora para começar a estudar, entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar na organização dos estudos para conquistar a tão sonhada aprovação!

Se quiser saber mais, ligue para (55) 3025-8855 ou faça uma visita na Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS e aproveite para conferir a estrutura do cursinho que vai te ajudar na aprovação.

Últimas notícias

Deixe um comentário