Dicas essenciais sobre como treinar a memória para estudar

Home / Blog / Dicas essenciais sobre como treinar a memória para estudar

Dicas essenciais sobre como treinar a memória para estudar

Melhore seu desempenho nos estudos e nas provas treinando sua memória.

25_RIACHUELO_

Sabemos que não existe remédio milagroso nem fórmula mágica para sua mente fixar tudo o que precisa.

Mas existem algumas práticas e hábitos interessantes que você pode aplicar no seu dia a dia para evitar ser pego de surpresa nos exames.

Que tal preparar seu cérebro para escapar do temido “branco” nos dias das provas e treinar sua memória para estudar?

Quer saber quais? Separamos dicas essenciais para você turbinar seu cérebro e preparar sua memória para mandar bem nas provas

Confira logo abaixo e faça um boa leitura!

Fazer exercícios e caminhadas

Caminhar é um exercício muito simples e fácil de praticar. Se quer turbinar seu cérebro, aposte nas caminhadas, pois adquirindo este hábito, você ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do seu cérebro.

Isso traz benefícios como diminuição da depressão e melhora da conexão das células cerebrais. Outros exercícios físicos como musculação e prática de esportes também são seus aliados.

Exercitar o corpo, além de prevenir possíveis dores por ficar muito tempo na mesma posição estudando, também ajuda a melhorar o seu desempenho intelectual e agilidade do raciocínio.

Mas claro, as caminhadas e exercícios devem ser feitos regularmente para você obter resultados e realmente treinar a memória para estudar.

Jogar vídeo game

Surpresa aqui! Reservar momentos para boas partidas de jogo eletrônico pode deixar você mais inteligente.

De acordo com um estudo do instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano e da Universidade Médica St. Hedwig-Krankenhaus, em Berlim, jogar vídeo game ajuda no desenvolvimento do córtex pré-frontal direito, parte do cérebro responsável pela memória, noção espacial, coordenação motora e pensamento estratégico. Legal, né?

giphy

Mas atenção, não estamos falando para trocar estudos por sessões de gameplay, hein! Se quer treinar a memória para estudar, aproveite para jogar nos momentos de lazer e mantenha a rotina de estudos intacta

Dormir e alimentar-se bem

Pode até soar clichê, mas a alimentação tem a ver com ter uma boa memória sim. Por isso, saiba que consumir alimentos pesados prejudicam sua concentração.

Então procure optar por alimentos com vitaminas que auxiliam a memória, como laranja, maçã, nozes, cenoura, banana dentre outros.

Ah, se quer uma dieta mais específica para treinar sua memória, recomendamos que você procure ajuda profissional.

E também, você sabia que dar uma estudada antes de dormir ajuda na fixação do conteúdo? Pois é, mas isso não quer dizer que você precisa estudar com sono. Se ele chegar, procure fazer um breve intervalo com uma caminhada breve, alongamentos e tome água.

Aprender coisas novas

Aqui, não estamos falando somente sobre aprender conteúdos das provas, mas de aprender novos hobbies, como novos idiomas, instrumentos e outras habilidades artísticas que auxiliam o seu cérebro na memorização.

giphy (1)

Ao adquirir novos aprendizados, como uma nova língua, seu cérebro fica frente a uma nova forma de pensar e expor os pensamentos. Então, invista em aprender novos conteúdos, mesmo que não use-os nas provas, pois de qualquer forma, o exercício de aprender é ótimo para a memória.

Agora que você já entende melhor que não basta apenas sentar e estudar para garantir boas notas, inclua nossas dicas na hora de organizar sua rotina.

Unindo seu esforço, bom preparo e bons hábitos, você entra para o time de quem realmente quer conquistar a aprovação. Aproveite para começar hoje mesmo!

______________

Que tal conhecer o Riachuelo Enem e Vestibulares? Ligue (55) 3025-8855 ou faça uma visita na Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS. Vamos adorar apresentar nossa estrutura e método de ensino para você.

Últimas notícias

Deixe um comentário