Passou a prova do Enem, e agora?

O que fazer enquanto aguarda o resultado do Enem 2018 e torce para ingressar em uma universidade?
Home / Blog / Existe vida após o Enem?

Existe vida após o Enem?


Vamos te contar um segredo: existe vida depois do Enem.

Parece difícil de acreditar, mas é verdade.

Por mais que os sentimentos estejam se sobrepondo – liberdade, ansiedade, felicidade, orgulho, nervosismo, desânimo – você tem a chance de aproveitar bem este período de espera, tanto para se concentrar nos outros vestibulares quanto para definir o curso e a universidade que você quer ingressar.

Além disso, este período de espera é ótimo para refletir e definir os próximos passos da sua jornada. Confira só nossas indicações:

Balanço do ano

Fim de ano pede um momento de reflexão, não é? Fazer uma retrospectiva dos estudos, das notas dos simulados, avaliar seu conhecimento e o que poderia ter sido melhor.

Poderia ter me dedicado mais no início do ano? Perdi o foco no meio do ano e não soube mais como recuperar os conteúdos? Fiz menos exercícios do que o esperado?

Ao refletir como foi 2018, você conhece mais sobre a sua capacidade e sobre os esforços e sacrifícios que fez para atingir o seu objetivo no fim do ano. Além disso,  você pode planejar o próximo ano incluindo metas de notas e de tempo de estudo.

giphy (2)


Converse com seus pais

Assim como é importante você fazer uma reflexão para se conhecer bem e entender o que deu certo e o que deu errado ao longo do ano, seus pais também vão querer saber qual foi o seu caminho para poder auxiliar você nas próximas etapas.

giphy (3)

Tenha uma conversa franca com eles, fale o quanto tem se esforçado e que apesar de ter conquistado uma nota mais baixa o ano foi produtivo. Mostre seu desempenho nos simulados e aponte quais as suas maiores dificuldades. Assim, seus pais vão compreender com mais carinho toda a jornada necessária para chegar na universidade.

O apoio dos pais é fundamental para diminuir a pressão e motivar você a buscar o seu sonho.

 

Siga em frente!

Você conferiu o gabarito do Enem, estimou sua nota, analisou os pontos de corte do ano passado e acredita que não vai conseguir ingressar no curso que tanto desejava? Fique tranquilo, não é o fim do mundo.

Ainda tem alguns vestibulares para fazer, inclusive em universidades federais, para você focar e dar o seu melhor! A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por exemplo, ainda não aderiram ao Enem como forma única de ingresso.

giphy (5)

Apesar da pressão que você está sentindo para ingressar logo em uma universidade, você ainda é jovem e pode continuar tentando. Lembre-se: sempre vale a pena lutar pelo seu sonho!

E com o suporte necessário, planejamento e força de vontade, você vai ingressar no curso que deseja.

 

Não se martirize

Ficar sentindo pena de si mesmo ou se culpando não vai te levar para lugar algum. Se você percebeu que poderia ter se esforçado mais, assuma essa responsabilidade e dê o seu máximo no próximo ano.

giphy (7)

Você não pode voltar atrás e recomeçar o ano, é preciso ficar em paz consigo mesmo para concentrar seus esforços no que realmente interessa: estudar e ir bem no Enem e vestibulares.

Não desanime, siga em frente e vá atrás do seu sonho!

Utilize seu tempo sem procrastinação, alterne momentos de lazer e diversão com os de estudo. Levando uma vida equilibrada e contando com o apoio de professores, pais e colegas, você vai muito mais longe!

 

Viu só, tem esperança para você!

Sua dedicação aos estudos será recompensada! Enquanto isso, você pode seguir nossos conselhos e ir planejando 2019.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

17-11 (1)