Confira dicas para usar a nota do Enem

Home / Blog / Confira dicas para usar a nota do Enem

Confira dicas para usar a nota do Enem

12_RIACHUELO_INBOUND_(1)

O período de inscrições para o SISU está chegando. Você ainda tem dúvidas em como usar sua nota do Enem? Então veja como usá-la a seu favor no processo de seleção.

Até que seja divulgado o resultado oficial do Enem, este período de espera pode parecer um pesadelo, não é?
Pois saiba que este ano, a divulgação das notas será dia 18 de janeiro, e as inscrições no dia 29. Falta relativamente pouco tempo, mas pra quem fez a prova, sabemos que parece bem mais.
Mas digamos que você já tenha, mais ou menos, uma ideia da sua pontuação na prova e esteja se perguntando como usá-la a seu favor para entrar na universidade.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e links úteis que podem fazer você ser mais assertivo quando for selecionar as opções de curso dentro das 239.601 vagas que o MEC oferece nesta edição do SISU.

Quer descobrir como ser mais estratégico na hora de usar a nota do Enem? Então continue lendo.

Faça sua escolha com sabedoria

No SISU, você pode colocar duas opções de curso. Na primeira, coloque aquele curso que é o que você mais deseja passar, aquele seu grande sonho. Assim, o sistema de seleção entende que seu objetivo final é essa opção.
Caso não passe de primeira nesse, não se desespere, pois o que pode ocorrer é você entrar para a lista de espera.
Aqui, é importantíssimo acompanhar a página do SISU durante todos os dias da seleção para ver as possibilidades de passar no curso que você optou.
Muita gente muda de curso durante os dias, e isso faz com que notas oscilem, por isso é bom ficar de olho.

A segunda opção é sua carta na manga

Já que a primeira opção é a que você mais deseja passar, a segunda é o seu plano B. Nessa, faça uma escolha mais segura, veja um curso que você tenha mais certeza de que vai conseguir a vaga. Na segunda opção, geralmente estão os menos concorridos.

Mas e a pontuação, como funciona?
Em primeiro lugar é necessário entender que o sistema de pontuação do Enem não se baseia pelo número de questões que você errou ou acertou. Mas usa a Teoria de Resposta ao Item, ou a chamada TRI, o que significa que:
• A prova é avaliada através da habilidade do aluno e do grau de dificuldade da questão;
• Por meio dessa teoria é possível medir se os alunos têm ou não proficiência do conteúdo;
• Este método dificulta para quem chuta as respostas.

Esclarecidos alguns pontos sobre o sistema de avaliação das questões, a próxima etapa é entender sobre a nota de corte para ver qual a melhor forma de usar sua nota do Enem.

Como é definida a nota de corte?

Bem, a nota de corte tem base no número de vagas e o total de número de inscritos. Se um curso tem 50 vagas, a nota de corte é a pontuação do quinquagésimo candidato. Ah, as notas de corte dependem muito da universidade, pois algumas pedem uma diferente em cada área ou uma nota de corte mínima em todas, como 700 em ciências da natureza, 700 em matemática, e assim sucessivamente, por exemplo.

Para ajudar, você pode pesquisar sobre a nota de corte dos anos anteriores do curso que você quer, para ter noção de como ela pode ser este ano.
É um pouco complexo o processo e a nota variável pode parecer confusa, não é?

Por isso, separamos alguns links úteis que trazem simuladores e mais informações sobre o processo de seleção do MEC. Confira abaixo:

Infográfico completo do MEC com explicação sobre como é feita a seleção do SISU

Notas de corte do SISU 2017

Simulador do SISU Geekie Games

Agora que você já entende melhor sobre o processo de pontuação do SISU, você pode escolher com mais segurança suas opções de curso e ter mais chances de garantir sua vaga em alguma universidade.

Quer se preparar melhor para a aprovação?
Que tal Que tal conhecer mais sobre o Riachuelo Enem e Vestibulares?
Entre em contato (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS, será um prazer apresentar a escola a você

Últimas notícias

Deixe um comentário