Como conciliar trabalho e estudo para Enem

Home / Sem categoria / Como conciliar trabalho e estudo para Enem

Como conciliar trabalho e estudo para Enem

09_RIACHUELO_Inbound

Confira dicas essenciais para melhorar a gestão do seu tempo enquanto combina sua rotina de trabalho com estudo.

Conciliar trabalho e estudo para o Enem pode colocar você num ritmo exaustivo e desafiador. Essa combinação pede que você faça a gestão do seu tempo e energia de forma mais inteligente.

Enfrentar um dia cheio, cumprindo tarefas e horários do trabalho, mais deslocamento e depois ainda estar com gás para absorver uma carga de conteúdo parece missão para quem tem superpoderes.

Mas calma, não precisa ser de outro planeta para ser herói da sua rotina e salvá-la para conquistar sua vaga na universidade.
Existem alguns passos importantes que podem te ajudar a conciliar tudo, se dedicar aos estudos e ao mesmo tempo trabalhar sem prejudicar suas chances de entrar no curso que deseja.

Sabemos bem como funciona uma rotina assim, por isso, preparamos este artigo para você se ligar em algumas coisas que podem estar te atrapalhando no dia a dia.

Então, fique atento às dicas abaixo e foque no sonho da sua aprovação!

  • Planeje sua rotina

Planejar é coisa séria, então para organizar cada minuto, procure parar meia hora no fim de semana para planejar melhor seus dias úteis. Ou também, você pode planejar o dia seguinte no dia anterior, já ajuda bastante.

Lembre-se que a organização de todas as suas tarefas otimiza seu tempo, ajuda a organizar as prioridades e melhora sua visão a respeito do que é necessário fazer.  Estando tudo cronometrado dentro do possível, as chances de desperdiçar ou procrastinar são bem menores.

Baixe o Planner da Aprovação e anote os simulados, provas e tarefas que precisa entregar.

  • Melhore seu rendimento com um curso noturno

Se você trabalha durante o dia todo, não resta outra alternativa a não ser estudar à noite. Pra quem encara a jornada tripla de trabalhar durante manhã, tarde e de noite ainda vai ao cursinho, planejar e otimizar o tempo não é uma opção, mas essencial.

Um cursinho noturno é a opção que mais se encaixa para conciliar trabalho e estudo para Enem. E só porque é à noite não significa que a absorção do conteúdo não será proveitosa, já que estudos mostram que dormir após praticar qualquer atividade cognitiva aumenta o rendimento de forma considerável.

Logo, a dica é escolher um cursinho com estrutura e ambiente que ajudam a focar

  • Tenha em mente que o tempo é sempre escasso

Nunca administrar bem o tempo foi tão importante como é atualmente. E para fazer isso bem feito é preciso muita disciplina. Sabe o tempo de deslocamento para os lugares que precisa ir, os intervalos e filas? Então, nessas horas, tenha em mãos seu material de estudo, resumos e aproveite também para se informar sobre atualidades que caem nas questões do Enem.

Percebe agora como é importante se planejar?

Ah, otimize seu tempo também sendo ágil nos exercícios e fazendo simulados, já que eles trazem muitas vantagens para quem quer aprovar.

  • Fuja das distrações!

Sinal de alerta aqui. Tudo parece interessante quando temos uma tarefa não muito recreativa para realizar. Além disso, é fato que estamos numa era de muitas distrações, como dar uma rolada no feed do Facebook, acessar sites de entretenimento, ver um episódio de uma série, afinal, “são só 20 minutinhos, né?!” Errado.

É primordial aprender a dizer não para o que vai contra o seu objetivo e fugir de vez da procrastinação. Aqui, a luta é contra a resistência que tenta parar você mostrando que tudo é mais “legal” do que cumprir suas obrigações consigo mesmo.

E aí, entendeu a importância de ter disciplina para conciliar trabalho e estudo para o Enem?

Conte com o Riachuelo para te ajudar nessa jornada e fazer acontecer sua aprovação.

Entre em contato para informações sobre cursos a matrículas: ligue (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS.

 

Últimas notícias

Deixe um comentário