Como a família pode ajudar o vestibulando a entrar numa faculdade?

Home / Blog / Como a família pode ajudar o vestibulando a entrar numa faculdade?

Como a família pode ajudar o vestibulando a entrar numa faculdade?

Entrar numa faculdade é uma missão que envolve não apenas o esforço do estudante, mas também o de sua família. Saiba como ajudá-lo a dar este grande passo na carreira.

O período entre a conclusão do ensino médio e entrar numa faculdade pode trazer ansiedade e estresse ao dia a dia do vestibulando, e para amenizar isso, o apoio da família tem papel essencial. A base que o grupo familiar constrói influencia o jovem e pode motivá-lo ainda mais para que ele tenha essa conquista tão importante na vida.

Como esta fase não é simples tanto para o estudante quanto para a família e traz muitos desafios, separamos algumas dicas que vão fazer a diferença no convívio e relacionamento entre vocês.

  • Compreenda a ausência dele

Compreender que o jovem vestibulando precisa se ausentar no dia a dia em casa e focar nos estudos é essencial para o sucesso dele. Dar permissão para faltar jantares em família e comemorações já é uma grande ajuda, pois assim, antes de entrar numa faculdade, ele já começa a entender melhor sobre prioridades e quando é o momento de concentrar-se.

  • Seja pontual nas cobranças

Na hora de cobrar, seja pontual e saiba que excesso de interferência pode causar insegurança e sensação de incerteza no jovem que quer entrar numa faculdade.

Procure não solicitar tarefas que ainda estão no prazo ou que o prazo esteja se aproximando, e na hora que tiver de cobrar mesmo, acerte no timing e também no tom de voz, sem deixar a firmeza de lado, claro.

  • Elogie os esforços dele para entrar numa faculdade

É importante que cada pequena vitória do aluno em direção à aprovação seja reconhecida e elogiada, já que isso traz motivação e demonstra que o esforço diário está na base do que se almeja para o futuro. Uma boa nota na redação, um cálculo bem sucedido, um fato histórico bem contado, tudo pode ser aplaudido genuinamente.

  • Tenha interesse pelos temas estudados

Se interessar pelo que o vestibulando está estudando para entrar numa faculdade pode fazer a diferença na rotina de estudos. Tenha interesse pelos temas de atualidades, os quais podem ser cobrados na redação das provas, e converse com seu filho sobre esses tópicos, isso vai fazer com que ele internalize e reflita melhor sobre o conteúdo.

  • Incentive-o a inscrever-se num cursinho pré-vestibular

Como reforçar o que já se sabe e aprender o novo é essencial, é bom que o jovem que quer entrar numa faculdade faça um cursinho pré-vestibular. Para fazer isso possível,  os pais podem dar o incentivo moral e financeiro a ele, o que vai dar maior senso de responsabilidade, permitindo que o estudante desenvolva qualidades como dedicação e disciplina.

Tornar-se universitário tem sido uma corrida muito disputada, e vence aquele que se esforça mais intelectualmente e não hesita na hora de considerar investir também economicamente nesta fase. Desta forma, há motivos de sobra para não ter como garantida a tão sonhada vaga na universidade e preparar-se da melhor forma para passar.

Se identificou com as situações ou tem algum familiar vestibulando? Então que tal conhecer o Riachuelo ENEM e Vestibulares e conferir como podemos ajudar?

Agende sua visita e conheça uma excelente oportunidade rumo à aprovação!

 

Últimas notícias

Deixe um comentário