7 dicas para aproveitar de forma produtiva os fins de semana e feriados

Confira como você pode aproveitar as folgas para organizar sua mente e seus estudos
Home / Blog / 7 dicas para aproveitar de forma produtiva os fins de semana e feriados

7 dicas para aproveitar de forma produtiva os fins de semana e feriados

Confira como você pode aproveitar as folgas para organizar sua mente e seus estudos

E aí, vestibulando, quais os seus planos para os próximos feriados e fins de semana?

Somente estudar, como se não houvesse amanhã, e nada mais, ou colocar aquela série maravilhosa em dia?

Com o Enem e vestibulares se aproximando, a resposta parece óbvia, não é? Mas, como tudo na vida, é preciso manter um equilíbrio entre o estudo e o lazer, a fim de garantir um melhor desempenho e concentração.

Os feriados e fins de semana são uma ótima oportunidade para organizar os pensamentos. São momentos de descanso, revisão e planejamento dos próximos passos para alcançar a aprovação.

Para auxiliar você, organizamos algumas dicas para colocar as matérias em dia e equilibrar os períodos de descanso, lazer e estudo. Confira:

1. Faça uma autoanálise

Esse é o primeiro passo, pergunte-se e avalie seu saber: “Eu tenho me dedicado o suficiente aos estudos?”, “Minhas notas no simulado estão satisfatórias?”, “Tem algum conteúdo que precisa de uma profunda revisão?”, “O curso que eu quero é extremamente concorrido?”

autoanalise

Dependendo das suas respostas, você direciona o foco destes dias de folga. Pode dar maior ênfase para as revisões, ou separar apenas umas duas horinhas para isso. Lembre-se que você está construindo seu caminho para a aprovação, cada tarefa concluída hoje é um passo mais perto do seu sonho.

Você pode avaliar seu conhecimento com as tabelas de estudo de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

2. Planeje seus horários

Se o feriado for prolongado, é preciso ter um cuidado maior no planejamento e execução das tarefas. Você pode, por exemplo, deixar um dia apenas para momentos de lazer e entretenimento e o outro dia para realizar exercícios e ler alguns conteúdos.

Para melhorar o seu aproveitamento na hora de estudar, livre-se das distrações, sejam elas o celular, a TV ou os games.

Você sabia que a música pode ser um aliado na hora de estudar? Confira: Como estudar ouvindo música pode ajudar no seu rendimento?

3. Tenha momentos de pausa

Faça intervalos durante os períodos de estudo para se alimentar, conversar um pouco e relaxar, assim você volta aos estudos com mais foco.

4. Aproveite os simulados

Estes dias de folga podem ser utilizados para realizar provas antigas do Enem, simulando a situação em que você irá se encontrar em poucas semanas.

5. Prepare a pipoca e dê o play

Assista filmes ou documentários que possuam conteúdos cobrados no Exame, eles ajudam a exemplificar os usos de alguns conteúdos e, também, os costumes de algumas épocas, por exemplo: O jogo da imitação, 12 anos de escravidão e O menino do pijama listrado.

6. Leia as obras indicadas

Leia os livros indicados para os vestibulares, além de se dar bem na prova de Literatura, a leitura também acrescenta argumentação ao seu repertório, sendo uma maneira de melhorar sua redação.

7. Faça redações

Falando em redação, você pode aproveitar estes dias de folga para escrever. Escolha um tema atual e disserte sobre ele, respeitando as competências cobradas nas provas.


Nossa última recomendação é: estude de forma planejada. Mantenha o foco nos dias de semana, para assim, poder ter mais liberdade para gerenciar seus feriados e fins de semana.

Ter um equilíbrio é fundamental para a saúde da sua mente. Trace a sua meta e organize seu caminho até atingir ela, sem desvios, para não acumular tarefas. Nesta jornada, não esqueça de incluir momentos de lazer, talvez não dê para maratonar as séries neste ano decisivo, mas nas férias, com a aprovação garantida, você estará livre para isto.

Está se preparando para o Enem mas ainda não sabe qual curso escolher? Confira 5 atitudes que ajudam você a escolher a sua profissão.

Entre em contato com o Riachuelo Enem e Vestibulares (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS, queremos participar da sua jornada de aprovação.

Posts Relacionados

Deixe um comentário