5 coisas que todo estudante deve saber antes do Enem

Evite ser pego de surpresa e prepare-se para o exame.
Home / Blog / 5 coisas que todo estudante deve saber antes do Enem

5 coisas que todo estudante deve saber antes do Enem

Evite ser pego de surpresa e prepare-se para o exame

O Enem 2018 está chegando e você já deve estar com todo o conteúdo na ponta da língua, não é?

Depois de meses de simulados, exercícios, leituras e muito estudo, é hora de colocar todo o conhecimento em prática e finalmente conquistar o seu sonho.

E para você não ser pego de surpresa, listamos 5 coisas que você precisa saber antes do exame.

Confira:

1. Você terá mais tempo de prova neste ano

Provavelmente você já sabe disso, mas vale relembrar. No segundo dia de aplicação da prova, o tempo de duração máxima ganhou 30 minutos extras.

No primeiro domingo de Enem, dia 4 de novembro, você terá até 5 horas e 30 minutos para completar a prova e a redação. Já no segundo domingo, dia 11 de novembro, a duração máxima da prova será de 5 horas.

stoptheclocks2

2. Você precisa organizar seu tempo para resolver questões

Mesmo com os minutos extras para realizar as 180 questões, ainda é preciso administrar bem o tempo para não correr o risco de deixar questões para trás.

No primeiro dia de prova, você deve atentar para a redação. Nossa sugestão é elaborar o seu texto primeiro e depois passar para as questões objetivas.

Para a redação, separe de 60 a 70 minutos para criar seu texto e deixar na folha de rascunho.

Em seguida passe para as questões, reservando cerca de 2 minutos por pergunta. Quando não souber a resposta, pule e siga em frente. Não perca minutos preciosos, depois você poderá retornar para elas.

Depois de completar a prova, volte para reler, ajustar a redação e passar a limpo para a folha de redação definitiva. Fique sempre de olho no relógio. Por último, passe as respostas das 90 questões para o cartão-resposta. É preciso atenção neste momento para não rasurar e perder questões.

No segundo dia, você terá apenas as questões objetivas para resolver. Porém, como há questões que exigem cálculos, em algumas você precisará ficar mais tempo para descobrir a resposta certa.

Assim como no primeiro dia, a sugestão é que você use 2 minutos para cada questão e cuide na hora de passar as respostas para o cartão definitivo.

3. Todas as questões são avaliadas conforme as competências exigidas

As questões do Enem são construídas para  analisar a capacidade do aluno em: dominar linguagens, compreender e interpretar fenômenos, solucionar problemas, construir argumentação e elaborar propostas. Confira o que cada uma destas competências significa:

Competência 1: Dominar linguagens

Além da norma culta da língua portuguesa, essa competência se refere à capacidade de compreender as mensagens dos diagramas, gráficos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges etc.

Competência 2: Compreender fenômenos

Aqui o aluno deve combinar o conhecimento de diferentes áreas do estudo para entender os fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Competência 3: Solucionar problemas

Esta competência diz respeito à capacidade do aluno de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações, para tomar decisões e enfrentar as situações-problema apresentados na questão.

Competência 4: Construir argumentação

Você não mostra seu poder de argumentação apenas na redação, mas em outras questões que pedem para relacionar informações, representadas em diferentes formas, para construir uma argumentação consistente.

Competência 5: Elaborar propostas

Esta habilidade é extremamente importante no seu texto dissertativo-argumentativo. Porém, em questões objetivas esta competência também pode aparecer. É preciso recorrer aos conhecimentos adquiridos na escola para elaborar propostas reais e que respeitem os valores humanos.

4. A nota do Enem é o caminho de entrada para diversas instituições de ensino superior

Atualmente, diversas instituições, públicas e privadas, estão utilizando a nota do Enem como critério de seleção de alunos para cursos de nível superior e técnico, incluindo algumas Universidades de Portugal.

Com a nota do Enem, você pode optar pelo Sisu para ingressar em universidades públicas de todo o país, pelo Prouni para garantir bolsas de estudo em faculdades particulares e também é possível conseguir um financiamento estudantil para cursar o Ensino Superior, o Fies.

Em 2014, Brasil e Portugal fizeram um acordo que permite o ingresso de alunos brasileiros nas universidades de Portugal apenas com a nota do Enem. Para se candidatar a uma vaga, é preciso consultar os requisitos de cada universidade no site das instituições. São mais de 20 universidades parceiras, relacionadas no site do Ministério da Educação.

5. Há erros que podem zerar sua redação

Fique atento, estudante, para não cometer erros na redação e acabar zerando a nota. Estas são as situações que a banca avaliadora poderá zerar a sua redação:

  • Fuga ao tema;
  • Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Folha em branco, sem texto;
  • Texto insuficiente, com menos de sete (7) linhas; as linhas com cópia dos textos motivadores serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do número mínimo de linhas;
  • Folha de redação com insultos, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Se parte do texto estiver deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Por último, mas não menos importante: as redações que desrespeitarem os Direitos Humanos podem perder até 200 pontos.

giphy

E então, estudante, pronto para o grande evento do ano?

O Enem é a sua porta de entrada para muitos cursos técnicos e de graduação. Você já sabe em qual quer ingressar?

Seja qual for o curso do seu sonhos, esperamos que conquiste a sua nota desejada e avance para o próximo nível da sua história.


Entre em contato com o Riachuelo Enem e Vestibulares (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS, vamos adorar participar da sua jornada para conquistar a aprovação dos seus sonhos.

Últimas notícias

Deixe um comentário