4 estratégias para avaliar seu conhecimento

Aprenda a avaliar seu próprio conhecimento e potencialize seus estudos

4 estratégias para avaliar seu conhecimento

Aprenda a avaliar seu próprio conhecimento e potencialize seus estudos

A prova do Enem está se aproximando e o nervosismo vai aumentando. As 180 questões parecem assustadoras e a total surpresa do tema da Redação tornam o exame um grande desafio. São muitos conteúdos, contas, fórmulas, regras e acontecimentos para aprender.

Além de estudar, é importante passar os próximos meses de forma tranquila, sem deixar que os medos e a ansiedade atrapalhem a sua jornada.

Mas como ficar tranquilo, quando a prova é o primeiro passo para atingir seu sonho?

Uma maneira é avaliar o quanto você já sabe sobre os conteúdos, qual o seu nível de conhecimento e preparação para o exame e, a partir disso, planejar uma rotina de estudos para revisar o que você já sabe e dar mais atenção ao que tem dificuldade.

Existem algumas técnicas para avaliar seu conhecimento. Continue lendo e aprenda:

1. Faça exercícios

Resolver os exercícios das matérias cobradas no exame são uma excelente forma de praticar o que você sabe.

Os exercícios possuem o elemento surpresa para você, pois ao longo da resolução deles você se depara com temas diversos que vão demandar da sua memória a recapitulação dos acontecimentos e fórmulas.

Se você preferir fazer a resolução por matérias, é interessante que os temas estejam alternados. Por exemplo: misture as questões sobre a Segunda Guerra Mundial com a Independência do Brasil e o Iluminismo. Assim, você quebra a corrente histórica dos fatos e exige um pouco mais do seu cérebro.

Com a correção dos exercícios, você poderá avaliar seu conhecimento, quais temas está errando mais e quais está gabaritando. Essa noção se faz necessária para direcionar seus estudos até o Enem.

 

2. Complete as provas anteriores

Resolva provas anteriores!

Tenha acesso às provas das edições passadas do Enem (a partir de 2009) e de vestibulares e faça a resolução. Preferencialmente, se submeta a uma situação similar a do exame, em um ambiente calmo, mas não totalmente silencioso, realizando as 90 questões da prova de forma cronometrada.

Não precisa fazer esta preparação para todas as provas, mas com duas ou três é interessante para ir praticando e conhecer o seu comportamento durante as aproximadamente 5 horas de prova.

A sua avaliação da prova será diferente da realizada pelo Enem, que é com o método TRI (Teoria da Resposta ao Item), mas não deixa de ser válida, principalmente para mapear suas dificuldades.

 

3. Faça simulados

Faça simulados!

Você tem acesso a simulados? Caso sim, aproveite ao máximo esta experiência.

Os simulados são as ferramentas mais completas para avaliar o seu saber, já que eles te inserem em um ambiente muito similar ao presenciado durante o Enem e os vestibulares e possuem o parecer mais fiel ao realizado pela comissão avaliativa.

Inclusive, com o Simulado Evolucional, oferecido pelo Riachuelo, você tem acesso ao seu desempenho, que é calculado pelo método TRI da mesma forma que o Enem. Além disso, pode observar a evolução da sua performance e simular se conseguiria entrar no curso que deseja com a nota conquistada.

 

4. Atualize suas tabelas de estudo

Atualize suas tabelas!

Enquanto você avalia de forma prática o seu conhecimento, há uma maneira de organizá-lo para facilitar o seu processo de estudo. Dispomos para você tabelas com os conteúdos cobrados no Enem. Nas tabelas, você poderá marcar o seu nível de conhecimento e visualizar quais necessitam mais da sua dedicação.

Baixe gratuitamente nossas tabelas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Download
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias | Download
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Download
  • Matemática e suas Tecnologias | Download

 

BÔNUS: Teste seus conhecimentos gerais para o Enem com nosso quiz


Esperamos que com essas dicas você consiga se tranquilizar e planejar melhor os seus estudos.

A avaliação do seu conhecimento vai te dar segurança para realizar a prova, que não vai deixar de ser assustadora, mas você conhecerá o seu potencial e estará preparado(a) para o desafio.

Se você notou que precisa intensificar seus estudos para aumentar sua nota, não se desespere. Organize seus horários e dedique-se aos estudos, é possível melhorar a sua performance na prova para conquistar o seu sonho.

___________________
Entre em contato com o Riachuelo Enem e Vestibulares (55) 3025-8855 ou faça uma visita: Rua Venâncio Aires, 1980, Santa Maria/RS, vamos adorar participar da sua jornada de aprovação.

Posts Relacionados

Deixe um comentário